terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Superbowl!!

Já lá diz o ditado, em Roma sê Romano. Pois nos Estados Unidos, há que ser Americano (não soa tão bem, eu sei).

No Domingo passado realizou-se a final da liga de futebol americano NFL, também denominada por Superbowl. Trata-se de um verdadeiro evento aqui nos Estados Unidos e o País pára, para que durante 5 horas (sim, demora esse tempo todo) se assista ao jogo.

Bem, a escolha de equipas para a Superbowl é por si peculiar. Existem dois campeonatos de futebol: AFC e NFC . Os vencedores de cada campeonato vão à Superbowl. Este ano foi a vez dos New York Giants (NFC) contra os New England Patriots (AFC). É de notar que os Patriots foram para a Superbowl sem perder qualquer jogo, o que fez com que houvesse muita expectativa neste jogo.

Em resumo, cada jogo de futebol tem quatro partes de 15 minutos. No entanto, cada parte tem as suas devidas interrupções (quer seja por estratégia de equipa, lesões, anúncios comerciais, eu sei lá…). Uma das partes mais interessantes do jogo é os anúncios comerciais que decorrem no intervalo da Superbowl. Reparei que muitos Americanos só vêm a Superbowl pelos anúncios. E há uma explicação muito simples, é impressionante a quantidade de dinheiro gasta quer para elaborar o anúncio, quer para conseguir esse espaço publicitário. Para os mais curiosos, aqui vai o link dos anúncios deste ano: http://www.superbowl-ads.com/ (alguns valem bem a pena, especialmente o da Pepsi).

Então, na minha busca de conhecimento Americano lá fui eu para a casa de uma verdadeira família sulista para assistir à Superbowl. Tal como me tenho habituado, fui extremamente bem recebida (típica hospitalidade sulista). Tínhamos uma mesa cheia de comida à nossa espera, recheada de pormenores: mini bolas de futebol, cachorros quentes, batatas fritas, chili, cerveja, refrigerantes, bolo de chocolate com o logótipo da NFL e até os copos, pratos e guardanapos eram alusivos à Superbowl! Enfim, um máximo :D


Lá assistimos ao jogo com um pequeno banquete a acompanhar. Depois de três partes bem secantes, o jogo finalizou com uma quarta parte verdadeiramente emocionante. No final os Giants ganharam aos Patriots (para minha desilusão, seria perfeita a vitória dos Patriots). Confesso que se percebesse as regras do jogo juro que ficava fã :D O tempo o dirá…

3 comentários:

Irina disse...

lol, chegou cá a notícia que este foi o ano em q a publicidade rendeu mais $$$$$$ no superbowl.....Bjo

Rosita disse...

ritaaaa nao sejas assim!!! os ny giants sao o maximo! e as equipas de boston tem a mania! :P :D

bem... os preferidos eram sem duvida os patriots... mas so pela festa k foi em NY, valeu a pena a vitoria dos giants!!!

beijinhos

Sergio Duarte disse...

ehehe, quando as meninas Rosa e Rita vierem fazer uma visita a Los Angeles, eu explico vos as regras todas. vao ficar mais fas de certeza. Eu pelo menos estou!
So me continua a irritar a quantidade de vezes que este jogo para.
Beijao
Sergio